domingo, 3 de julho de 2016
Insônia e a Acupuntura
Insônia é uma queixa de sono muito comum, sendo descrita pela Sociedade Brasileira de Sono, como dificuldade em iniciar e/ou manter o sono, presença de sono não reparador, ou seja, insuficiente para manter uma boa qualidade de alerta e bem-es¬tar físico e mental durante o dia, com o comprome¬timento conseqüente do desempenho nas atividades diurnas.
A insônia pode estar relacionada com uma causa específica: ansiedade, depressão, estresse, dor muscular e/ou articular (artrite, por exemplo), uso de medicamentos, ambiente inadequado (muito ba¬rulho, local quente demais, colchão ruim, claridade excessiva) etc. Nos casos em que não se relaciona com um fator causal mais evidente, é tida como insônia primária, aquela sem causa bem definida. Pode ser um quadro passageiro, relacionado com algum fato recente, que geralmente melhora espontaneamente.
Na insônia crônica, de longa duração, observam-se mais sintomas cogniti-vos e alteração do humor, irritabilidade, redução do desempenho acadêmico e profissional, redução da concentração e da memória. Além do que, a insônia e a fadiga aumentam significativamente o risco de acidentes de trabalho, domésticos e de trânsito.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) pos¬sui uma visão bastante diferenciada do corpo humano, de todas as suas relações com o meio externo e consigo mesmo. As doenças são interpretadas como sendo causadas, principalmente, por fatores externos e fa¬tores internos, fatores estes que impedem o funciona¬mento adequado dos Órgãos e Vísceras (Zang Fu) e a circulação de Qi e de Sangue (Xue) pelo corpo, prin-cipalmente através dos Canais e Colaterais (Jing Luo), onde estão localizados os pontos de acupuntura.
A acupuntura e suas variantes, como acupun¬tura auricular e acupuntura craniana, têm sido em¬pregadas com grande freqüência para o tratamen¬to
de insônia, por parte dos praticantes de MTC, sendo que diversos estudos recentes sugerem que a acupuntura pode controlar o sistema nervoso au-tônomo, além de estudos que demonstram que pontos específicos de acupuntura, principalmente aqueles que atuam diretamente no Coração (Xin), têm a capacidade de reduzir as atividades simpá¬ticas.
Além de atuar com técnicas específicas de punturamento o terapeuta pode-se utilizar de outros recursos no tratamento da Insônia, como massagens relaxantes associadas á aromaterapia e ao calor como no caso da Massagem com Pindas Chinesas e ou massagens Indianas como a Shiro abhyanga (massagem na cabeça) com o objetivo de promover um intenso relaxamento muscular e tensional do indivíduo; levando o organismo à busca do sono profundo e reparador.
Marcadores:
ACUPUNTURA,
Insônia,
Massagem Relaxante,
Novo Hamburgo,
tratamento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário