PROFISSÃO LEGAL

PROFISSÃO LEGAL

ESTAR BEM COM FISIOTERAPIA

SUA SAÚDE EM BOAS MÃOS
ESTE SITE ESPALHA UMA VIDA MELHOR!



Powered By Blogger

sábado, 31 de julho de 2010

ACUPUNTURA NO CONTROLE DA ANSIEDADE,INSÔNIA E CONTROLE DO PESO

Imagens: by Dreamstime
Hoje em dia nossa vida é agitada, cheia de compromissos e tarefas, isso faz com que fiquemos ansiosos; é desconfortável ter horário para tudo, as obrigações começam desde cedo, levar as crianças para a escola, ir para o trabalho, fazer o almoço, cuidar da casa, pagar as contas, contratos, funcionários, trânsito caótico entre outros, a correria é tanta para homens e mulheres, que muitas vezes esquecemos do nosso bem estar e da nossa saúde, é importante reservar um tempo para fazer uma terapia especial que ajuda a aliviar a ansiedade, o stress, dores de coluna e cansaço. As pessoas sentem ansiedade, principalmente devido a vida atribulada atual, ela pode ser constante na vida de todos, porém, pode se tornar um problema e causar o Transtorno da Ansiedade.
A ansiedade é uma característica biológica do ser humano, isso acontece devido a momentos de tensão, perigo e medo; esses momentos são marcados por sensações corporais desagradáveis como: nervosismo, vazio no estômago, aceleração do batimento cardíaco e sudorese em excesso.Quando torna-se um problema em nossas vidas, os principais sintomas da ansiedade são: palpitações, mãos úmidas; boca seca, tensão muscular, dificuldade em engolir, dificuldade de respirar,dores no peito,dores de cabeça, insônia, instabilidade,irritabilidade, fadiga, sensação de picadas nos pés e nas mãos, sensação de desmaio, dificuldades para dormir, sensação de nó na garganta, náuseas e dificuldade para relaxar. As pessoas que sentem ansiedade sofrem muito com tensões exageradas, ficam preocupadas e acabam antecipando situações e acontecimentos, os transtornos de ansiedade não deixam as pessoas livrarem-se de suas preocupações; isso acaba interferindo na vida delas, no convívio social,no seu relacionamento familiar e com amigos; pois tem dificuldade de desempenhar até as atividades mais simples e rotineiras e não conseguem controlar-se na alimentação podendo vir a ganhar peso . Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte de sua auto-estima; para indivíduos que sofrem de depressão e ansiedade, sua vida é um fardo, sua mente está cheia de medos e de pensamentos negativos; estão incapazes de lidar com o stress ou de se concentrar bem no trabalho devido à falta de interesse, e alguns podem mostrar tendências suicidas.É muito importante perceber esses sintomas e procurar ajuda profissional.
Para fugir da medicina tradicional e medicações (tarja preta), que na maioria das vezes acabam prejudicando a saúde do paciente, a Acupuntura tem sido muito procurada por pessoas que buscam uma terapia alternativa e natural para tratar a Ansiedade e seus transtornos; é uma excelente forma de relaxar pois dispersa a ansiedade e as tensões, através do equilíbrio de Yin e Yang, aumentando os hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina) sem agredir o corpo e a mente.
A Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, extremamente segura, vem sendo praticada por mais de 2000 anos na China, é uma forma de tratar diversas doenças. Baseia-se na teoria que diz que todos os seres vivos possuem energia vital (Qi) que flui de maneira uniforme pelo corpo, através dos canais de energia (meridianos).No entanto, quando se há uma perturbação no fluxo energético, ela pode desencadear uma série de problemas físicos e mentais. A Acupuntura trata harmonizando a circulação da energia no corpo para eliminar as doenças;é tratamento alternativo para prevenção de vários problemas de saúde; realizada por um profissional competente,com nível superior e especialização Lato Sensu em Acupuntura, obtém ótimos resultados. É eficaz também no tratamento da dor, tensão pré-menstrual, joelhos, coluna, enxaquecas, tendinites, gastrites; oferece auxilio para seu corpo e mente.
A conduta terapêutica é traçada a partir da anamnese, a qual vai investigar os sinais e sintomas apresentados pelo corpo e mente do paciente, associar à padrões de desarmonia de órgãos (Zang Fu) e de energia (Qi), 5 elementos entre outros; além de avaliar língua e pulso. O tempo de tratamento depende de cada indivíduo, as sessões devem ser semanais, sendo espaçadas à medida que o organismo vai permanecendo equilibrado por mais tempo, a manutenção do tratamento entre as sessões pode ser realizada com Auriculoterapia (acupuntura auricular) onde o paciente vai para sua casa com a estimulação através das sementes ou esferas de cristal no pavilhão auricular.
Dependendo do problema as agulhas são colocadas em determinadas regiões da pele do rosto, orelha, pescoço, cabeça, pés, mãos, costas entre outras; podem ser utilizados outros dispositivos para estimular os pontos de Acupuntura que não sejam agulhas, tais como: sementes, esferas de cristal(Auriculoterapia), magnetos(Magnetoterapia), stiper, moxas(Moxabustão-bastão de Artemísia) e ventosas.

Existem vários motivos para começar a fazer Acupuntura, pois ela acalma a mente, estimula a concentração, relaxa a musculatura, canaliza as energias, proporciona sensação de paz, alegria, traz bem-estar e saúde.

COMO AUTOCONTROLAR A ANSIEDADE:


• aprenda a relaxar, pois as técnicas de relaxamento são úteis em relação a todos os sintomas ansiosos, quando você relaxa o seu corpo sente a tranqüilidade e a sua mente também; então feche os olhos e percorra toda a musculatura do corpo, contraindo e relaxando-a ,
• preste atenção na sua respiração, pois respirar é algo tão automático em nossa existência e muitas pessoas não sabem a importância da respiração para auxiliar a ansiedade, no caso de uma crise de ansiedade é necessário que se procure uma respiração profunda e completa. Inspire o ar até que a barriga fique cheia como um balão de ar e expire lentamente até se sentir vazio, e repita o processo quantas vezes forem necessárias, assim poderá sentir-se melhor e a calma virá logo em seguida.
• as técnicas de meditação também são uma excelente atividade no controle da ansiedade, pois trabalha a respiração e facilita o contato consigo mesmo,
• controlar os pensamentos, positivos e bons, saudáveis, enfrentar o problema é a melhor maneira de se livrar da ansiedade, o medo diminui e nos sentimos mais seguros, pois se nos afastamos do problema acabamos limitando nossa vida, evitar uma situação temida só colabora para que a ansiedade seja cada vez maior e se aos poucos enfrentamos a situação mais fácil conseguimos vencê-la.

• nunca deixe de estar com pessoas por medo de uma crise de ansiedade, saiba que a melhor maneira de superar tudo é saber lidar com a situação e enfrentá-la.
• exercícios físicos, prática de caminhadas e esportes podem ajudar a controlar a ansiedade e o estresse; o Pilates e o yoga são excelentes para a mente, pois meditação e técnicas de controle de estresse podem ajudar as pessoas com ansiedade a ter mais qualidade de vida,
• exercício físico aeróbico também tem efeito calmante e relaxante,
• a família é muito importante no auxílio ao tratamento e no controle da ansiedade, pois o amor, carinho e a compreensão são fundamentais para que a pessoa se sinta forte, com apoio e feliz.


Ficar ansioso não é sinal de fraqueza e o indivíduo não precisa ficar nervoso por isso,quando nos sentimos ansiosos ficamos tremendo, suando frio e ruborizado, procure se controlar, pois em poucos minutos essas sensações mais intensas desaparecem e cedem.

Por Dra Andréa Borges da Silva
Fisioterapeuta CREFITO 80.022-F
www.estarbemcomfisioterapia.blogspot.com

Um comentário:

  1. Tô doida p fazer acupuntura,ando muito ansiosa rsrrs.
    Adorei as dicas,principalmente de respiração!

    Bjos flor!!

    ResponderExcluir