PROFISSÃO LEGAL

PROFISSÃO LEGAL

ESTAR BEM COM FISIOTERAPIA

SUA SAÚDE EM BOAS MÃOS
ESTE SITE ESPALHA UMA VIDA MELHOR!



Powered By Blogger

domingo, 1 de agosto de 2010

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DO RONCO E APNÉIA DO SONO




EU RONCO E PARO DE RESPIRAR DURANTE O SONO, E AGORA?


Apnéia é a obstrução parcial ou completa das vias aéreas que provoca interrupções do sono por paradas respiratórias freqüentes, provocada pela fraqueza e inflamação da musculatura que sustenta a faringe. O tratamento do ronco é fundamental para a prevenção da apnéia; o ronco leva à lesão da musculatura faringeana, isso faz com que, a longo prazo, a musculatura fique muito fraca, a ponto de não conseguir segurar a garganta, o que provoca a Apnéia; os eventos ocorrem várias vezes, durante o sono, nos casos mais graves, podem chegar a 100 eventos por hora.

Os principais sintomas da Apnéia são o ronco e sonolência diurna, pois a doença impede que o paciente entre em sono profundo e o organismo esteja suficientemente descansado aumentando a probabilidade de sofrerem acidentes de trânsito durante o dia; a Apnéia impossibilita até mesmo as atividades cotidianas. As conseqüências destes sintomas podem ser perigosas: dores de cabeça no período da manhã, aparecimento de, complicações cardiovasculares, como hipertensão arterial sistêmica, e arritmias cardíacas durante o sono, ronco noturno percebido pela pessoa que dorme ao lado causando desconforto ao casal.

O diagnóstico da Apnéia do sono é feito pelo médico pneumologista ou otorrinolaringologista através de um exame denominado Polissonografia, que corresponde a um registro detalhado do sono. Quanto mais apnéia, mais grave é o caso.

Atualmente, há apenas três opções para melhorar a respiração dessas pessoas enquanto dormem. Uma delas é a cirurgia para retirada do excesso de gordura das vias aéreas.
As outras, que amenizam mas não solucionam o problema, consistem na utilização de aparelhos, como uma máscara por onde a pessoa recebe oxigênio constantemente, para evitar que a musculatura da garganta se feche e impeça a respiração.

Para o tratamento da Apnéia e do ronco podemos recorrer à Acupuntura, técnica da Medicina Tradicional Chinesa; opção de tratamento barato, bem menos agressivo e incômodo que os tradicionalmente utilizados.

A Acupuntura está revolucionando o tratamento da Apnéia moderada; trata o ronco e melhora bastante os sintomas dos casos mais graves; é um tratamento progressivo e não causa dor ao paciente Apnéico. Atuando eficazmente no controle de fatores de risco como obesidade, rinite e males do estômago, por exemplo, desinflama a faringe e controla sua musculatura, o que explica os resultados encontrados com a terapia é que a Acupuntura estimula um dos neurotransmissores responsáveis por controlar o tônus da musculatura da garganta, mantendo-a aberta e, conseqüentemente, facilitando a respiração; estimula regiões da musculatura da garganta, da face, do queixo e pontos do abdome. A quantidade de sessões para esse tipo de tratamento varia de acordo com a gravidade do caso.

Inicialmente, o paciente realiza sessões semanais, passando a uma periodicidade quinzenal e depois mensal, pois a Acupuntura é um tratamento progressivo. Os resultados são promissores no caso de Apnéia de grau moderado e leve; pode haver ausência total de ronco e retorno do sono profundo.

Por Dra Andréa Borges da Silva
Fisioterapeuta CREFITO 80.022-F
www.estarbemcomfisioterapia.blogspot.com

Um comentário:

  1. E como eu poderia fazer este tratamento? Como posso pegar maiores informações?

    Poderia me enviar um email?
    claudia@lunaaerografia.com.br

    Obrigada

    Claudia Luna

    ResponderExcluir