PROFISSÃO LEGAL

PROFISSÃO LEGAL

ESTAR BEM COM FISIOTERAPIA

SUA SAÚDE EM BOAS MÃOS
ESTE SITE ESPALHA UMA VIDA MELHOR!



Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

GENGIBRE E SEUS BENEFÍCIOS




O Gengibre também conhecido no Brasil como mangarataia é uma planta da família da Zingiberaceae, especiaria muito utilizada como tempero e também em chás por conter propriedades terapêuticas. O gengibre é uma planta herbácea de origem asiática. Os países onde fazem um maior uso da planta são o Japão, China, Indonésia, Índia e Tailândia. Em alguns países do ocidente também estão se adaptando ao uso dessa planta, principalmente o Brasil que tem forte influência asiática, já que o país é formado pelos imigrantes de todo o mundo.
O gengibre possui sabor picante é quente em potencial, leve e gorduroso e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces. Pode ser usado em diversas formas: fresco, seco, em conserva, em cápsulas (em pó) ou cristalizado. O gengibre foi introduzido no Brasil no século XVI pelos
colonizadores; é bastante indicado para programas de desintoxicação do organismo, além de ser considerado um poderoso antiinflamatório, anticoagulante, antioxidante e antibactericida.
Considerada uma planta medicinal, também pode ser utilizado em banhos e compressas quentes indicados para aliviar os sintomas de artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e previnir o câncer de intestino e ovário
Apresenta muitas propriedades medicinais devendo fazer parte da farmácia natural de todas as residências.
Estimula a digestão, alivia a constipação é um tônico cardíaco; possui ação na doença asmática, resfriados, slipada (elefantíase) e rinite crônica.
O gengibre também é um excelente remédio para enjôo ou náuseas
e , diferentemente das drogas, não provoca efeitos colaterais, nem
sonolência, pois o gengibre não atua através do sistema nervoso.
Vários estudos comprovam este fato. Acrescentar um pouco de gengibre para bloquear os gases produzidos por alguns alimentos como a ervilha, realmente são
benéficos,pode ser utilizado para o tratamento de doenças reumáticas; pode acelerar o
metabolismo, queimando calorias e, desta forma, auxiliando no
tratamento da obesidade. O chá de gengibre é bastante utilizado em casos de gripe, tosse, resfriados, e inclusive para a ressaca.
Investigadores informam que o Gengibre, pode ser usado como remédio por longos períodos para incômodos na barriga e desconforto de náuseas causadas pelas drogas do câncer.
Eles acharam que as mais baixas doses de gengibre trabalharam melhor que as altas doses.
“Os pacientes perguntam todo o tempo que mais eles podem fazer para aliviar os sintomas deles,” Dr. Richard Schilsky, presidente da Sociedade americana de Cancerologia Clínica e um especialista de câncer de sangue na Universidade de Chicago, disse em uma entrevista:
“Gengibre foi usado por milhares de anos para todos os tipos de problemas de estômago.”
Dr. Julie Ryan e colegas na Universidade de Rochester em Nova Iorque testaram 614 pessoas com vários cânceres que estavam sendo tratados com quimioterapia e medicamentos de anti-náusea de padrão.
Eles utilizaram um placebo e três doses de gengibre pulverizado em uma cápsula.
“Todas as doses de gengibre eram efetivos reduzindo náusea,” Schilsky disse.
As mais baixas das duas doses ;meio grama e um grama de gengibre pulverizado foi mais efetivo que 1.5 gramas,
Ryan diz que não esta precisamente claro como o gengibre alivia a náusea nestes pacientes. “Há outra pesquisa que mostra que o gengibre é uma agente antiinflamatório potente para o intestino,”
Ela disse que poderia ser possível adquirir o mesmo efeito comendo biscoitos de gengibre, enquanto dependendo de quanto gengibre é usado.
Fonte: http://chinesemedicinenews.com/2009/05/16/ginger-eases-nausea-from-cancer-treatment/

CHÁ DE GENGIBRE:
• Aqueça ½ litro de água; não precisa ferver. (O gengibre perde as propriedades em água muito quente).
• Despeje o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru, ralado ou esmagado.
• Tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos.


RECEITA LIGHT DE BOLO DE MAÇÃ E GENGIBRE
Ingredientes
1 colher (sopa) de margarina light sem sal
3 colheres (sopa) de adoçante culinário
3 maças vermelhas pequenas, maduras, sem casca e cortada em oito pedaços
1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 colher de (chá) de bicarbonato de sódio
1 ½ colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (sopa) de gengibre fresco
½ colher (chá) de canela
¼ colher (chá) de sal
2 ovos
1 clara
½ xícara (chá) de leite desnatado
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 350º. Coloque a margarina e uma colher de sopa do adoçante culinário em uma panela e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por dois minutos, até começar a ferver. Disponha as fatias de maça sobre a frigideira, cozinhe por dez minutos, virando-as na metade do tempo.
Tire do fogo e deixe descansar. Em uma travessa misture a farinha, o bicarbonato de sódio, o gengibre em pó, a canela e o sal. À parte, junte o restante do adoçante, os ovos, a clara e o gengibre fresco. Bata por dois minutos usando um mixer na velocidade média. Adicione a mistura com farinha, o leite desnatado e bata até ficar homogêneo. Antes de levar a massa ao forno, cubra um refratário com as rodelas de maçãs cozidas e disponha a massa por cima. Asse por 30 a 40 minutos.

Por Dra Andréa Boeges da Silva

Fsioterapeuta

2 comentários:

  1. e verdade que afarinha de mangarataia
    ou seja o gengibre emagrece

    ResponderExcluir
  2. na verdade Elza o gengibre tem como auxiliar seu organismo a funcionar melhor, acelera metabolismo, com isso seu intestino funciona melhor, a vesicula secreta a bili direitinho, o figado consegue trabalhar melhor com as gorduras que ingerimos....enfim,vc tem que fazer sua parte, alimentar-se bem, exercitar-se e complemntar a dieta com agentes naturais como o gengibre que auxiliam o processo de perda de peso, um abraço
    Andréa

    ResponderExcluir